Negociações sobre a guerra na Ucrânia são adiadas para quarta-feira, diz Zelensky
Reuniões trilaterais entre Kiev, Moscou e Washington ocorrerão em Abu Dhabi nos dias 4 e 5 de fevereiro
O presidente ucraniano Volodimir Zelensky anunciou neste domingo (2) que a segunda rodada de negociações diretas entre Kiev, Moscou e Washington sobre um plano dos Estados Unidos para encerrar a guerra na Ucrânia foi adiada para quarta-feira (4) e quinta-feira (5), em Abu Dhabi.
Inicialmente, o encontro estava previsto para este domingo, mas Zelensky não explicou o motivo do atraso. Até o momento, Rússia e Estados Unidos não confirmaram oficialmente as novas datas.
O principal impasse nas negociações é a questão territorial. A Rússia ocupa cerca de 20% do território ucraniano e pressiona para obter o controle total da região leste de Donetsk. Kiev, por sua vez, afirma que não aceitará ceder áreas e teme novas invasões caso um acordo não seja capaz de conter Moscou.
Paralelamente, representantes russos e americanos realizaram reuniões nos Estados Unidos, mas nenhum detalhe foi divulgado. Enquanto isso, os ataques continuam em território ucraniano. Neste domingo, um drone russo atingiu um ônibus em Dnipropetrovsk, matando 12 pessoas. Outro ataque destruiu parte de uma maternidade em Zaporizhzhia, deixando seis feridos.
O Exército Russo também anunciou avanços no leste da Ucrânia, assumindo o controle da localidade de Sokhetske, próxima às cidades de Pokrovsk e Mirnogrado.





COMENTÁRIOS