Justiça francesa convoca Elon Musk e determina ações contra rede social X
Mandado de busca e apreensão atinge escritórios da plataforma em Paris
A Justiça da França determinou nesta terça-feira (3) uma operação de busca e apreensão nos escritórios da plataforma X, antigo Twitter, em Paris, e convocou o proprietário Elon Musk para depor em abril de 2026. A medida faz parte de uma investigação aberta após denúncias de deputados sobre suposto viés nos algoritmos da rede social e suspeitas de conivência com a divulgação de pornografia infantil e conteúdos negacionistas.
O Ministério Público francês informou que Musk e a ex-diretora-geral Linda Yaccarino foram citados para audiências voluntárias em 20 de abril, com o objetivo de expor suas posições e medidas de adequação à legislação. Funcionários da rede também foram convocados como testemunhas entre 20 e 24 de abril.
A promotoria destacou que a abordagem é “construtiva”, diferente da investigação contra a plataforma australiana Kick, cujos gerentes receberam mandados de prisão por não comparecerem às convocações.
Paralelamente, a França discute projeto de lei que proíbe o acesso de menores de 15 anos às redes sociais, sob fiscalização da União Europeia. A proposta ainda prevê restrições ao uso de celulares em escolas de ensino médio, mas esse ponto será votado em nova etapa.
Fonte: Rádio Itatiaia / Ministério Público da França





COMENTÁRIOS